A Academia Santa-mariense de Letras promoveu no dia 10 de junho, a solenidade de posse de Haydée Hostin Lima, eleita para a cadeira nº24, que tem como patrono Edmundo Cardoso. Estiveram prestigiando o ingresso da nova acadêmica, as coordenadoras da Casa de Memória, Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May. Na mesma ocasião, Carlos Omar Villela Gomes tomou posse da cadeira nº30, que tem como patrono Afif Jorge Simões Filho. Reproduzimos aqui dois poemas de Haydée, durante a apresentação do panegírico, em homenagem ao patrono:

Eu não encontrei Edmundo Cardoso nos livros.

Eu o encontrei nos caminhos da Acampamento.

Eu o encontrei em noites de teatro,

Na minha infância

Nos jovens anos em Santa Maria,

Nos meus sentimentos

Que de tanto sentirem

Me pegaram em poesia.

 

Se o “mundo” foi o teu nome

Parte da cena e espetáculo,

Santa Maria foi palco

E a escola o oráculo.

 

(por Greta Dotto)

